Prova de Arrancada é um tipo de competição esportiva, na verdade uma forma de corrida praticada por veículos automotores na qual automóveis ou motocicletas, originais ou especialmente preparados tentam completar uma trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.
Mas popular no seu país de origem (EUA), conhecida como Drag Racing onde é regulamentada por organizações como a NHRA e IHRA.
A distância a percorrer mais comum no mundo todo é de um quarto de milha (402,5 metros ou 1319 pés) embora possa também ser praticada no Brasil em trajetos de outras dimensões, como um oitavo 8 de milha, entre 201 e 301 metros.
No Brasil, é muito comum o uso de veículos regulares compostos de motores aspirados ou equipados com turbocompressor, além de veículos da década de 70 equipados com motores de grande deslocamento. Menos utilizados devido ao alto custo de preparação dragsters, Funny Cars e gaiolas são apreciados devido ao grande desempenho e ao show que proporcionam ao público.
Particularmente no Brasil é a categoria automobilística que mais cresce no país.
Atualmente utiliza-se um sistema informatizado para a computação dos tempos de cada categoria, sistema este composto por fotocélulas e um dispositivo de alinhamento e largada chamado de "pinheirinho" ou christmas tree - devido a sua seqüência de lâmpadas coloridas.
Na etapa chamada de preparação, os pilotos dirigem-se à pista e dois em dois recebem a ordem para o alinhamento que só ocorre com a pista limpa e desobstruída. Isto quer dizer que não há carros parados na área de escape, detritos espalhados pela pista ou líquidos provenientes de quebras.
Em seguida há o alinhamento, onde o piloto já no lado da pista em que vai correr efetua o burn out, aquecendo os pneus (para aumentar a aderência) e conseqüentemente aquecendo também a pista. Passada esta etapa os pilotos dirigem-se ao pinheirinho para o alinhamento entre si, com ambos os carros parados lado a lado na linha das fotocélulas de largada.
Vem então a arrancada propriamente dita. No pinheirinho é iniciada uma seqüência de 4 lâmpadas coloridas que vão do amarelo ao verde, quando os carros então partem e o cronômetro é acionado e só vai ser parado na passagem do carro pela fotocélula ao final do percurso registrando o tempo e a velocidade final.
Caso o piloto movimente seu carro antes de acender a lâmpada verde, a largada é perdida e dada como "queimada". Numa prova deste gênero vale o conhecimento técnico do preparador, um bom ajuste do carro, a coragem do piloto e as vezes uma grande resistência física. Os campeonatos estão acontecendo regionalmente com as supervisões das federações de cada estado com participação em massa de público e pilotos. A participação nestas provas é bem abrangente, já que os regulamentos dispõem de categorias que vão desde as originais até as mais avançadas para protótipos de alta performance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário